DIRETAS JÁ!

mar 15, 2012   //   by admin   //   Editoriais  //  No Comments

DIRETAS JÁ!

Em março de 1985, terminou a ditadura militar no Brasil.

Por uma infeliz coincidência em março de 1985,

começou a ditadura no Sistema CFQ/CRQS.

No início dos anos 1980, a sociedade brasileira, após o movimento que culminou na Anistia, voltou a se mobilizar pelas eleições diretas para Presidente da República. Em 1984, o Deputado Dante de Oliveira apresentou a Emenda Constitucional propondo tais eleições diretas. Manifestações em todos os recantos do país apoiaram a medida, mas a Câmara dos Deputados não a aprovou.

De qualquer modo, em 1985 foi eleito, mesmo que indiretamente, o primeiro Presidente civil do Brasil, após 21 anos de ditadura. O início do processo de redemocratização do país e a elaboração da nova Constituição Brasileira foram as marcas desse período.

Na contramão da história, o Sistema CFQ/CRQ’s, iniciou também, em 1985, um percurso marcado pelo retrocesso, com a implantação de uma ditadura que perdura até hoje: acaba de ser reeleito pelo Plenário do CFQ, o mesmo presidente, para o seu 10º mandato consecutivo – começou em 6 de março de 2012 e está previsto para terminar em 5 de março de 2015 – Serão no total 30 anos de poder!

O Presidente e muitos Conselheiros do CFQ mantêm-se nos cargos por décadas, constituindo-se em barreira para a renovação de quadros e impedindo o exercício da participação e da cidadania aos profissionais da Química dentro de sua própria casa.

Há que se fazer alguma coisa para reverter essa questão. Não é possível assistir passivamente a esse atentado à democracia que tanto custou ao povo brasileiro restabelecer. É necessário que se forme uma enorme corrente solidária pela democracia no Sistema CFQ/CRQ’s, caso contrário, a Química no Brasil continuará a reboque de forças anacrônicas que impactam seu pleno desenvolvimento porque não são capazes de discernir que é necessária uma nova legislação para adequar o exercício da Química aos novos tempos.

Nesse sentido, é fundamental que os profissionais da Química se mobilizem junto com a sociedade brasileira para clamar ao Congresso Nacional a rápida aprovação do Projeto de lei 1412/96 que altera a Lei 2800/56 no tange ao processo eleitoral, estabelecendo eleições diretas para Conselheiros Federais e Presidentes e Conselheiros Regionais no Sistema CFQ/CRQ’s.

Assim, o Movimento pelas Eleições Diretas nos Conselhos de Química convida a todos os profissionais da química e a sociedade brasileira, a assinarem no site http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22125 a Petição Pública, para que se façam ouvir, democraticamente, pelo Congresso Nacional, de modo a que seus membros dêem uma rápida solução a este anseio de justiça, aprovando o Projeto de Lei 1412/96.

Coordenação do Movimento

Luiz Rodolfo A. Ortiz, Marcio Claussen, Paulo Strauch e Sergio Alevato

15 de março de 2012

Leave a comment